quinta-feira, 1 de março de 2012

Comunicaçõ​es nos concelhos de Vouzela e Oliveira de Frades afetadas por sucessivos roubos de cobre

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Administração Interna, sobre o aumento de roubos de fios de cobre das linhas de telefone e eletricidade nos concelhos de Vouzela e de Oliveira de Frades.

PERGUNTA: 
As reduzidas operações de patrulhamento da GNR, devido ao reduzido efetivo deste corpo militar e dos seus meios de trabalho, associado à tentação de alguns em ganhar dinheiro fácil e à valorização do cobre, terá feito aumentar o número de furtos a fios de cobre das linhas de telefone e eletricidade. Segundo a comunicação social, o roubo de metal quase triplicou só no último ano.

Nos concelhos de Vouzela e de Oliveira de Frades, entre Novembro de 2011 e Janeiro de 2012 registaram-se seis furtos de cabos da PT, que deixaram sem telefone e internet partes das populações da freguesia de Campia, concelho de Vouzela e das freguesias de Reigoso, Pinheiro e Destriz, concelho de Oliveira de Frades.

Ora já de si as comunicações nestas freguesias, ficam a desejar, sobretudo as comunicações móveis. A inacessibilidade ao telefone e à internet acarreta grandes impactos negativos para as empresas e para os cidadãos.

Ao nível empresarial foram várias as empresas afetadas pela inacessibilidade à internet e ao telefone, representando um acréscimo de custos e uma quebra na produtividade. Realça-se ainda o facto que na área afetada, estarem localizadas duas zonas industriais, que empregam um número considerável de trabalhadores.

No que concerne aos cidadãos a falta de comunicações para além de representar custos e perca de qualidade de vida, aumenta a insegurança da população mais idosa, sobretudo dos que residem sozinhos.

Embora a Guarda Nacional Republicana esteja a realizar, entre 1 de Fevereiro e 1 de Março, uma operação dirigida às explorações agrícolas designada de “Campo Seguro”, através de ações de sensibilização junto dos agricultores e da população em geral, no sentido de informar sobre medidas de prevenção do furto de metais não preciosos, torna-se importante que esta força militar dirija reforços para combater os atos de roubos a linhas de cobre do telefone e eletricidade.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Administração Interna, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- Este ministério tem conhecimento dos sucessivos furtos de cobre nos concelhos de Oliveira de Frades e de Vouzela?

2- Que medidas têm sido levadas em consideração para o reforço das patrulhas da GNR?

3- Considera este ministério que a GNR tem atualmente, nestes dois municípios, os meios adequados de patrulhamento?

4- Que medidas estão previstas para combater o furto de cabos de cobre das linhas de telefone e eletricidade?

5- Quantas ações de fiscalização foram realizadas às operadoras de gestão de resíduos de metal, na área da NUTII do Centro?

1 de Março de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário