quarta-feira, 27 de junho de 2012

Partido Ecologista “Os Verdes” questiona Ministério da Saúde sobre falta de médicos em Viseu


O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar“Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através doMinistério da Saúde, sobre a falta de médicos de família na Extensão de Saúde de Silgueiros, integrada no Centro de Saúde Viseu I.

PERGUNTA:
Nos últimos anos o país tem assistido à deterioração no acesso aos cuidados de saúde, sobretudo no interior, fruto de opções economicistas de concentração e redução dos serviços prestados aos cidadãos. Os utentes da Extensão de Saúde de Silgueiros, integrada no Centro de Saúde Viseu I, reivindicam desde Março de 2012 por mais médicos de família, de forma a abranger toda a população da freguesia.

Segundo a população, o posto médico, que já chegou a ter três médicos de família, ficou a partir de Março, após aposentação de um dos profissionais de saúde, apenas com um, sem regime de exclusividade. A solução encontrada pela ARS Centro, segundo a população, foi disponibilizar outro médico às segundas de tarde e quartas-feiras da parte da manhã, assim como às quintas-feiras, para consultas de doentes com diabetes.

Esta solução provisória revela-se insuficiente, resultando numa lista de espera de dois ou três meses. Em alternativa os utentes têm de se deslocar ao Centro de Saúde Viseu I que se localiza a 14km, ou seja, mais um acréscimo de gastos com as deslocações, a agregar ao aumento das injustas taxas moderadoras.

Por outro lado, face à necessidade das pessoas e ao número reduzido de consultas, há utentes a dirigir-se ao posto médico de Silgueiros de madrugada no sentido de conseguir uma consulta por ordem de chegada, realidade idêntica a outras extensões de saúde do distrito de Viseu.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S.Exª. A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério da Saúde confirma a insuficiência de médicos de família para os utentes abrangidos pela Extensão de Saúde de Silgueiros?

2 – Para quando está prevista a colocação de mais médicos a tempo inteiro na extensão de saúde de Silgueiros?

3- Quantas pessoas não estão abrangidas por médico de família no distrito de Viseu?

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”

27/06/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário