quarta-feira, 6 de junho de 2012

Poluição industrial em Alcarraques – Coimbra

Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), sobre osproblemas de poluição provocados por uma fábrica de processamento de bagaço situada em Alcarraques, Coimbra.

Há já algum tempo que os habitantes da região se queixam de diversas situações provocadas pela laboração desta fábrica, como de odores fortes, libertação de partículas, descargas de efluentes com aparência oleosa que afetam aquíferos e solos e ruídos de máquinas, tendo recorrido até a diversas entidades denunciado a questão. Segundo a informação que chegou a “Os Verdes”, a fábrica funciona sem licenciamento por parte da Câmara Municipal e com sucessivos licenciamentos provisórios por parte do Ministério que tutela o ambiente.

Na pergunta dirigida ao MAMAOT, a deputada Heloísa Apolónia pretende saber se o ministério tem conhecimento desta situação e que tipo de licenciamento tem atribuído a esta unidade industrial. A deputada ecologista quer também que o MAMAOT confirme, ou não, o prejuízo para a qualidade de vida, saúde e bem-estar da população como resultado da unidade industrial em causa. Heloísa Apolónia pergunta ainda ao MAMAOT que sequência deu às denúncias que chegaram aos seus serviços e também que resposta tem o ministério para os moradores, quanto à regularização da componente ambiental de funcionamento da referida unidade industrial.

18 de Abril de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário