O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescassobre o abate de árvores no parque de campismo da Barra em Ílhavo.
PERGUNTA:
No passado dia 23 de Dezembro de 2010, em seguimento da preocupação demonstrada por parte da população da localidade da Barra, freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» deslocou-se ao parque de campismo local para constatar o abate de árvores, nomeadamente pinheiros, numa área de cerca de um hectare.
Segundo um responsável pela empresa concessionária daquele parque de campismo municipal, a decisão do abate ter-se-á justificado pelo facto do Gabinete Técnico Florestal ter constatado a presença de doença nas árvores em questão, sem no entanto identificar a doença; tendo esta decisão sido tomada em conjunto com a Câmara Municipal de Ílhavo.
No entanto a população contactada por «Os Verdes» mostrou-se céptica e indignada por não ter sido ouvida no discreto processo de decisão de abater um dos pouquíssimos espaços verdes públicos na zona e desconfia, até, da forma como todo o processo está a desenrolar-se, alegando que o referido abate não tem outro propósito que não seja o aumento da capacidade de caravanas no parque de campismo.
Assim, solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 -Teve este Ministério conhecimento de alguma alegada doença ou praga que justificou o abate de árvores no parque de campismo da Praia da Barra?
2 -Foi elaborado algum estudo para mitigar os riscos de propagação, da doença ou praga em questão, para os espaços florestais da área?
3 -Foram tomadas quaisquer medidas de desinfestação do espaço e respectiva área envolvente?
4 -Qual foi ou virá a ser o destino da madeira abatida?
19 de Janeiro de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário