quarta-feira, 2 de março de 2016

Castanheira de Pera Falta de médico no Centro de Saúde motiva pergunta de Os Verdes no Parlamento



O Deputado de Os Verdes, José Luís Ferreira, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a falta de médicos no Centro de Saúde de Castanheira de Pera, o que tem prejudicado a população no acesso a cuidados que lhe são devidos.

Pergunta

A situação de degradação nos cuidados de saúde em Castanheira de Pêra agravou-se de forma acentuada desde Junho de 2015, deixando a população local sem acesso aos mesmos, por falta de médicos.

Para além do abaixo-assinado promovido pelos utentes, já tornado público junto das entidades responsáveis pela área da saúde, e da manifestação ocorrida no início deste mês, junto do centro de saúde em causa, também a autarquia já aprovou, por unanimidade, uma moção exigindo a presença de um médico, em regime de permanência, para garantir o acesso da população aos cuidados de saúde.

Numa reunião realizada com os utentes de saúde a 17 deste mês, Os Verdes tomaram conhecimento que estará previsto a colocação de um médico no próximo mês de março neste centro de saúde. No entanto, foi-nos ainda dito que estão a ser desmarcadas consultas, sem que haja indicação de nova data de remarcação, o que levanta dúvidas quanto à efetiva colocação do médico.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – Confirma o Ministério que está previsto colocar um médico especialista em medicina geral e familiar, já no próximo mês de março, neste centro de saúde?

2 – Para além da colocação deste médico, que outros profissionais de saúde são necessários no centro de saúde de Castanheira de Pêra para garantir o pleno acesso por parte dos cidadãos?

3 – Prevê o Ministério a colocação de mais profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais) nesta unidade de saúde durante 2016?

O Grupo Parlamentar Os Verdes
29 de fevereiro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário