segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Águeda - Os Verdes entregam pergunta no Parlamento e pedem esclarecimento sobre Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga



O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Cultura, sobre a situação de abandono em que se encontra a Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, na freguesia de Lamas (Águeda), património classificado de Interesse Público desde 1947.

Pergunta:

A Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, também designada de Castelium Marnelis, que se situa a sul do rio Vouga e a norte do rio Marnel, próximo de Lameiras do Vouga, freguesia de Lamas, concelho de Águeda, está classificada de Imóvel de Interesse Público desde 1947, por Decreto n.º 36383, DG 147, de 28 de junho.

A ocupação desta área arqueológica, pela sua posição geográfica, terá ocorrido desde a idade do Bronze, contudo a ocupação mais expressiva remonta à Idade do Ferro, sendo posteriormente romanizada e tendo o castro do Cabeço do Vouga sido apontado como provável assentamento da Talabriga (principal centro urbano do Baixo Vouga), já mencionada em fontes clássicas. Esta área foi posta a descoberto através das escavações arqueológicas efetuadas no segundo quartel do século XX.

A Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga, apesar de ser considerada um ponto de interesse turístico do município de Águeda, encontra-se contudo “encerrada ao público, reabrindo assim que se reúnam as condições necessárias para a realização de visitas”, conforme refere a informação disponibilizada no sítio eletrónico da Câmara Municipal de Águeda.

Os Verdes estiveram, recentemente, no local tendo encontrado um cenário deprimente de abandono, com falta de manutenção e progressiva degradação, apresentando sinais visíveis de vandalismo. A vedação que outrora delimitou o espaço não existe, estando presentemente este espaço completamente acessível a todos.

A situação de abandono e de desinteresse por este património arqueológico, classificado de Interesse Público é inadmissível, podendo acarretar a degradação irreversível de património ilustrativo de várias épocas e de várias civilizações que ocuparam este território.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Cultura, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério da Cultura tem conhecimento que a Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga se encontra em estado de abandono e em progressiva degradação?

2- O Ministério da Cultura considera admissível que este património classificado de Interesse Público esteja sujeito ao abandono?

3- Que tipo de ações têm sido desenvolvidas nos últimos anos no sentido de manter aquele património arqueológico existente?

4- Que medidas de manutenção e preservação estão previstas a curto e médio prazo de forma a evitar a degradação deste património histórico?


20 de março de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário