segunda-feira, 7 de abril de 2014

Nota de Imprensa - Deslocação da candidata do PEV ao Parlamento Europeu a Castro Daire e São Pedro do Sul

A candidata do “Os Verdes”, nas listas da CDU, ao Parlamento Europeu, Mariana Silva, juntamente com a dirigente do PEV Isabel Souto e outros ativistas, estiveram na passada sexta-feira (manhã), dia 4 de abril, em Castro Daire alertando para as deficiências na rede de saneamento e debilidades no tratamento de efluentes no concelho.

 
Devido às condições climatéricas que impossibilitaram a realização de uma exposição fotográfica no jardim municipal, “Os Verdes” distribuíram fotos acompanhadas por uma nota informativa sobre o tema, à população e comércio local.

 
Para além do saneamento e tratamento de águas residuais, a população demonstrou a sua indignação pelo facto de estarem três dias sem água, devido a uma rotura na conduta principal de abastecimento de água à vila de Castro Daire, criando vários constrangimentos e prejuízos, nomeadamente em máquinas de café de dois estabelecimentos de restauração.

 
Nesse mesmo dia, na parte da tarde, a candidata Mariana Silva e dirigentes de “Os Verdes” reuniram com a junta e membros da assembleia de freguesia de Valadares (São Pedro Do Sul), onde foram abordados alguns impactos da barragem de Ribeiradio, nomeadamente o acesso entre a EN333-3 e a localidade de Barreiro, assim como os impactos da albufeira no microclima local, que poderá afetar a produção de citrinos, referência da freguesia de Valadares.

 
Face à alteração do percurso da EN333-3, que afetou a ligação desta via com a povoação de Barreiro, “Os Verdes” irão brevemente pedir esclarecimentos ao ministério que tutela as obras públicas sobre este assunto.

 
 
 







 
 
 
Nota informativa aos cidadãos
de CASTRO DAIRE
 
 
O tratamento das águas residuais em Castro Daire não tem sido uma prioridade para os vários executivos municipais, ora PS, ora PSD, verificando-se há vários anos graves impactos no ambiente e na qualidade de vida da população.
 
 
As águas residuais provenientes do saneamento de Castro Daire, passando ou não pela ETAR de Ponte Pedrinha, são posteriormente encaminhadas para o Rio Paiva, que está classificado como Sítio de Importância Comunitária na Rede Natura 2000.
 
 
Esta situação contribui para a má qualidade das águas, tendo implicações na proteção da biodiversidade do Vale do Paiva, mas também em termos de saúde pública, pelo facto deste rio servir de fonte de abastecimento de água a milhares de pessoas e de ser bastante procurado para a prática balnear e desportos náuticos.
 
 
Para que o desconhecimento não sirva de pretexto para a ausência de intervenção, Os Verdes” têm constantemente alertado o ministério que tutela a área do Ambiente e a opinião pública para a problemática das águas residuais no concelho de Castro Daire, relacionada com as deficiências na rede de saneamento e debilidades no tratamento dos efluente como aparentemente se verifica na ETAR de Ponte Pedrinha.
No passado mês de Fevereiro “Os Verdes”, face às lacunas na rede de saneamento na freguesia de Castro Daire enviaram uma carta aberta ao presidente da Câmara questionando o edil, sobre a previsão de obras de efetivo saneamento e tratamento de forma a eliminar a escorrência das águas residuais pelos campos hortícolas na freguesia e concelho de Castro Daire.
 
 
Na resposta, o presidente da Câmara para além de se desculpar com as condições climatéricas demonstrou claramente a visão que a autarquia têm o tratamento das águas residuais: em época de “pluviosidade intensa não há qualquer problema que o efluente seja descarregado diretamente no domínio público, pois não constitui qualquer perigo para a saúde pública em virtude do meio depurador ter capacidade mais do suficiente”.
 
 
Para “Os Verdes” mais do que esperar pela chuva que desaparece com os efluentes para longe da vista, é preciso uma nova atitude política na defesa da qualidade das águas, nomeadamente com a construção de uma nova ETAR, que já está prevista, de Terceira Geração (tratamento microbiológico).
 
 
Seja aqui, na Assembleia da República ou no Parlamento Europeu - onde o PEV concorre na lista da CDU, “Os Verdes” vão continuar a exigir um efetivo saneamento e tratamento de águas residuais na freguesia e concelho de Castro Daire, valorizando a qualidade de vida e qualidade das águas do rio Paiva.
 
 
Intervenção de “Os Verdes” na defesa da qualidade da água de Castro Daire e do rio Paiva
 
 
 
18/10/2010 – Pergunta: O Partido Ecologista “Os Verdes” questionou o Ministério do Ambiente sobre a construção da ETAR da Granja, localizada “em cima” do rio Mau.
 
16/11/2010 – Proposta de lei n.º 42/XI, Orçamento de Estado 2011 (PIDDAC), apresentada por “Os Verdes” que pretendia o reforço da dotação no valor de 200 000€ para projeto de reabilitação e ativação da ETAR de Castro Daire ( Ponte Pedrinha). Proposta rejeitada com os votos contra do PS e abstenção do PSD e CDS.
 
 
21/04/2011 – Reunião: Uma delegação de “Os Verdes” que integrou a deputada Heloísa Apolónia, reuniu em Castro Daire com a associação SOS PAIVA, para abordar a poluição do Rio Paiva, sobretudo provocado pela ETAR de Castro Daire
 
 
20/07/2011 – Deslocação: Dirigentes de “Os Verdes” deslocaram-se à ETAR de Ponte Pedrinha face ao mau funcionamento da ETAR
 
 
25/07/2011 – Pergunta: “Os Verdes” questionaram o ministério do ambiente sobre os problemas de funcionamento da ETAR de Ponte Pedrinha, como os maus cheiros e águas residuais encaminhadas para o Rio Paiva, classificado como sítio da Rede Natura 2000.
 
 
10/10/2011 – Comunicado: O coletivo do PEV de Viseu considerou preocupante o desinteresse de algumas autarquias do distrito, nomeadamente Castro Daire, na defesa da qualidade da água, recurso vital para a vida humana e para a biodiversidade. A inexistência e/ou mau funcionamento de algumas ETAR’s são as principais causas da poluição da água.
 
 
25/06/2013 – Pergunta: “Os Verdes” apresentaram nova pergunta ao ministério do Ambiente sobre o deficiente funcionamento da ETAR de Ponte Pedrinha
 
 
28/06/2013 – Pergunta: Os deputados do PEV (José Luís Ferreira e Heloísa Apolónia) apresentaram uma pergunta ao governo sobre o estado de abandono em que se encontrava a ETAR das Termas do Carvalhal
 
 
29/01/2014 – Carta Aberta: Os Verdes enviaram uma carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire pedindo esclarecimento sobre a previsão de obras de efetivo saneamento e tratamento de forma a eliminar a escorrência das águas residuais pelos campos hortícolas na freguesia e concelho de Castro Daire.
 
 
Com mais força das populações, com mais força de “Os Verdes” na Europa, a defesa da qualidade da Água será sempre uma prioridade.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário