terça-feira, 7 de outubro de 2014

“Os Verdes” questionam Governo sobre falta de recursos humanos no Centro Hospitalar de Coimbra

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a alegada falta de recursos humanos e materiais no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
 
Pergunta:
 
Face às opções políticas e ideológicas do Governo PSD/CDS, que têm deteriorado o acesso dos utentes e o próprio serviço de saúde, têm chegado ao Partido Ecologista “Os Verdes” inúmeras denúncias de utentes, sobre ocorrências anómalas que se vão repercutindo pelo Serviço Nacional de Saúde.
 
O PEV teve conhecimento que, no final do mês de agosto, uma utente septuagenária, com uma fratura no colo do fémur, aguardou mais de uma semana para ser operada, após ter dado entrada nas urgências do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, EPE (CHUC). Conforme foi noticiado pelos órgãos de comunicação social, o CHUC justificou que essa demora ocorreu por motivos clínicos. Contudo, os familiares da doente dizem que nunca foram informados nesse sentido, alegando que a demora na marcação da cirurgia se deveu à falta de recursos humanos e materiais.
 
Segundo os familiares, inicialmente a cirurgia da utente estaria apontada para o próprio dia da entrada na urgência, mas o sucessivo adiamento foi sendo justificado à família com a indisponibilidade de salas no hospital e com outras condicionantes, nomeadamente férias do pessoal e falta de recursos.
 
 
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito à S. Exa. A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo, a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
 
 
1- Quais as razões que estiveram subjacentes à demora na marcação da cirurgia em ortopedia?
 
2- O Ministério da Saúde confirma que o serviço de ortopedia do CHUC tem falta de recursos humanos e materiais, nomeadamente em períodos tradicionalmente de férias?
 
3- No serviço de ortopedia do CHUC tem havido demora nos serviços prestados aos utentes?
 
 
 
5 de Outubro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário