sexta-feira, 18 de março de 2016

Os Verdes afirmam que permitir a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata é um erro

Os Verdes manifestam enorme preocupação pela recente decisão de revogar a Portaria 874/93 que interditava a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata e consideram que é um erro que põe em causa os objetivos de conservação desta Reserva Natural. Esta decisão poderá agravar ainda mais os problemas que têm afetado a Conservação da Natureza no nosso país.

A Reserva Natural da Serra da Malcata é o habitat para muitas espécies emblemáticas da fauna selvagem portuguesa, como o lince-ibérico, o abutre-negro, a cegonha-negra ou o bufo-real. Destas, o Lince Ibérico, destaca-se por ser uma espécie prioritária de conservação e estar classificada como criticamente em perigo. É um dos mamíferos mais ameaçados do mundo e ultimamente têm sido investidos vários milhões de euros num programa nacional para a recuperação da espécie no nosso território.  Também por essa razão, é incompreensível que se venha agora permitir a caça em plena Reserva Natural, o que certamente constituirá mais uma ameaça à possibilidade de recuperação desta espécie.

Os Verdes adiantam que irão desenvolver esforços no sentido de perceber as razões por trás desta decisão e, assim, envidar esforços para a suspender. Neste sentido, Os Verdes questionaram já hoje o Governo sobre esta matéria e irão solicitar uma reunião à Reserva Natural da Serra da Malcata, para além de outras diligências que possam ser tomadas no sentido de suspender ou revogar esta decisão.

A Conservação da Natureza necessita de maior investimento e de um reforço dos meios humanos e materiais por constituir um eixo fundamental para a preservação dos habitats, da biodiversidade e dos ecossistemas naturais do nosso país, em prol da nossa qualidade de vida. A Conservação da Natureza tem sido um setor com anos de desinvestimento, de crónica falta de meios e é o parente pobre das diversas políticas prosseguidas nos últimos anos. Para Os Verdes, é fundamental inverter este rumo.


16 de Fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário