quarta-feira, 13 de abril de 2011

COMUNICADO DE “OS VERDES” SOBRE SEMANA FLORESTAL DE LAFÕES

O Colectivo Regional de Viseu do Partido Ecologista “Os Verdes” saúda a cooperação dos municípios de Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul, para a realização da Semana Florestal de Lafões, que decorre de 19 a 23 de Março.

Contudo, o PEV considera que esta iniciativa não poderá apenas reduzir-se a acções pontuais de charme e deverá antes representar uma colaboração para uma verdadeira política florestal, económica e ambiental, nos três concelhos.

“Os Verdes” não deixam de se lamentar pelo facto de esta iniciativa ser parca em determinadas actividades, nomeadamente se considerarmos que se comemora hoje o Dia Mundial da Água. Não existe qualquer referência a este tema, nem qualquer actividade relacionada com a água para este dia.

Para “Os Verdes”, é impossível dissociar a floresta da água, sendo as árvores fundamentais para reter a água no subsolo, contribuindo também para minimizar e atenuar os efeitos erosivos que conduzem à desertificação do solo.

O PEV lamenta ainda que, no Ano Internacional das Florestas, as actividades desenvolvidas por estes municípios não sensibilizem nem informem os cidadãos face ao aumento da área de eucalipto, nomeadamente no concelho de Oliveira de Frades.  Temos que considerar que, para além da existência de uma já vasta área de eucalipto, espécie de crescimento rápido, corremos o risco de nos depararmos com pressões para novas plantações na envolvente da barragem de Ribeiradio, em paralelo com o que aconteceu na barragem da Aguieira, no concelho de Mortágua.

O PEV considera que, para além destas medidas pontuais, é necessária uma colaboração conjunta no planeamento dos recursos hídricos, nomeadamente à escala da bacia hidrográfica, sendo que este planeamento não poderá ocorrer em função dos limites administrativos, tal como acontece com o Ordenamento Florestal, uma vez que as ZIF’s - Zonas de Intervenção Florestal - são definidas por meras afinidades políticas e administrativas, e não baseadas em critérios biofísicos.

“Os Verdes” consideram ainda que é necessária uma cooperação conjunta entre os três municípios para exigir do governo a recuperação das áreas ardidas, com espécies autóctones (carvalho, castanheiro, cerejeira brava, etc), em detrimento de espécies de crescimento rápido, sendo para tal necessário proceder  ao levantamento cadastral do espaço rural.

 22 de Março de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário