segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ecolojovem – «Os Verdes» reuniu em Viseu para debater precariedade e desemprego dos jovens

A Ecolojovem - «Os Verdes» promoveu, dia 8 de Julho, uma tertúlia em Viseu, para debater a precariedade e o desemprego.

A Ecolojovem - «Os Verdes» considera muito preocupantes os números do desemprego em Portugal, que atinge mais de 700 mil portugueses (12,4%), sendo que 28,1% são jovens com menos de 25 anos e cerca de 50 mil são licenciados. Na região de Viseu, o desemprego atinge já cerca de 23 mil pessoas, sendo que 35% são jovens.

Sábado, dia 9 de Julho, os jovens ecologistas reuniram no Instituto Português de Juventude de Viseu, para continuar a debater a situação actual dos jovens.

Ao longo dos últimos anos a situação dos jovens portugueses tem-se vindo a agravar com o desemprego e a precariedade, a dificuldade no acesso e na frequência do ensino, a dificuldade no acesso à habitação, aos transportes públicos, à cultura e ao desporto que não estão acessíveis a todos, entre tantas outras ofensivas que os direitos dos jovens têm sofrido. Todas estas situações trazem sérias dificuldades à emancipação dos jovens, comprometendo o seu presente e o seu futuro.

Sobre o Programa do Governo, a Ecolojovem - «Os Verdes» constata que o Programa não apresenta medidas concretas e estruturadas de combate ao desemprego e à precariedade, realçando as medidas gravosas propostas pelo Governo que se traduzirão em mais dificuldades para os jovens.

A Ecolojovem  defende que a juventude tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável, e é importante implementar reais políticas de juventude que garantam aos jovens uma vida melhor.

No ano em que se assinala o 35º aniversário da aprovação da Constituição da República Portuguesa, a Ecolojovem , que integra a Plataforma “Juventude do Futuro é com a Constituição do Presente”, reforça a importância de promover a concretização dos direitos consagrados na CRP.

Nesta reunião, a Ecolojovem - «Os Verdes» delineou também algumas acções futuras, das quais se destaca o Acampamento Nacional pela Arrábida, em Setúbal, de 24 a 28 de Agosto.

A Ecolojovem - «Os Verdes» saúda e solidariza-se com a iniciativa da Interjovem, Pic-Nic contra a Precariedade, sob o lema "Tomemos nas nossas mãos os destinos das nossas vidas!". que teve lugar em Lisboa, onde os jovens ecologistas se fizeram representar através de uma delegação.

A intervenção da Ecolojovem passa não só por pensar o presente, mas acima de tudo por agir no presente na construção de um futuro mais justo e sustentável.

Viseu, 9 de Julho de 2011



Sem comentários:

Enviar um comentário