segunda-feira, 10 de outubro de 2011

COMUNICADO DE IMPRENSA DE “OS VERDES” REUNIÃO DO COLECTIVO REGIONAL DE VISEU

 O Colectivo Regional de Viseu do PEV – Partido Ecologista “Os Verdes” reuniu no passado sábado dia 08 de Outubro, procedendo a um amplo debate sobre a situação Eco-política no Distrito de Viseu destacam-se as seguintes considerações e conclusões:

1- Portagens nas SCUTS’s – A aplicação de portagens na A24 e A25 em Outubro, anunciada no parlamento, na passada sexta-feira pelo ministro da Economia e do Emprego, vai provocar um estrangulamento na mobilidade das pessoas e na economia do distrito, conduzindo ao encerramento de muitas pequenas e médias empresas e consequentemente ao aumento do desemprego no distrito.

A aplicação de portagens nestas duas auto-estradas, sem que haja alternativas viáveis, rodoviárias e em transporte público, tal como se verificou com as Ex-SCUT’s do litoral, irá aumentar o tráfego nas vias secundárias aumentando os níveis de sinistralidade e os impactos gravíssimos no ambiente e na qualidade de vida das pessoas.

Com estas opções políticas que condenam a economia e o emprego do distrito, dá a ideia que o Sr. Ministro Álvaro Santos Pereira tutela o “Ministério da Deseconomia e do Desemprego”. O Colectivo Regional do PEV condena ainda as duas caras dos autarcas do PSD, que defendem, e bem, as SCUT’s, quando em plena campanha eleitoral (2011) apoiaram incondicionalmente o PSD que previa a aplicação de portagens na A24 e A25. 

O Colectivo Regional de Viseu do PEV considera inaceitável a aplicação de portagens na A24 e A25, manifestando o seu apoio à população, empresas e movimentos, em defesa destas vias sem custos para o utilizador, perante a inexistência de outras alternativas.

2- Comboio – O Colectivo considera fundamental a ligação em transporte ferroviário convencional entre Aveiro, Viseu e Guarda. A desactivação da Linha do Vouga e do Dão, pelo então Governo do PSD, chefiado pelo actual Presidente da Republica, é desde 1989 uma pedra no sapato para os cidadãos da cidade e do distrito de Viseu. A situação económica não serve de desculpa, pelo contrário, o transporte ferroviário de pessoas e mercadorias é uma âncora para dinamizar a economia do distrito, combater o desemprego, permitindo a mobilidade mais adequada para garantir os desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas.

3- Poluição dos recursos hídricos – O colectivo considera preocupante o desinteresse de algumas autarquias do distrito na defesa da qualidade da água, recurso vital para a vida humana e para a biodiversidade. A inexistência e/ou mau funcionamento de algumas ETAR’s são as principais causas da poluição da água. A situação económica não é desculpa, é meramente uma justificação das opções políticas das autarquias que conduzem os recursos financeiros para iniciativas supérfluas de cariz eleitoralista. Tal como tem acontecido com as ETAR’s de Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Mangualde e Oliveira de Frades, o Colectivo Regional de Viseu do PEV continuará a denunciar estes atentados à qualidade da água.


10 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário