segunda-feira, 31 de março de 2014

“OS VERDES” pedem a classificação de “Árvore de Interesse Público" - COMUNICADO DE IMPRENSA - SANTA MARIA DA FEIRA

“OS VERDES” pedem a classificação de “Árvore de Interesse Público “ para a Tília centenária, localizada no entroncamento da Rua da Linha do Vouga com a E.N. 109-4.
 
 
No dia da mundial da floresta o coletivo de “Os Verdes” da Feira simbolicamente decidiu enviar à Autoridade Florestal Nacional, um pedido de classificação da árvore referida em subtítulo, para assim tentarem suster a síncope destruidora que nos últimos anos vem assolando o nosso património arbóreo. Relembramos que este exemplar é o último dos que bordejavam o troço da E.N.109-4 (também designado de rua Dr. Santos Carneiro) entre a igreja matriz e a estação do caminho-de-ferro.
 
 
Demos nota de repúdio do abate criminoso das duas árvores abatidas num passado recente junto da CERCI-Feira, a pretexto de estarem a condicionar o tráfego na zona onde se encontravam há mais de cem anos plantadas mas, após o seu abate o local virou local de estacionamento ocupando as viaturas mais espaço da via do que os magníficos exemplares que às mãos de algozes de insensibilidade já há muito conhecida desapareceram, deixando mais pobre o nosso património natural.
 
 
Num município onde a tónica comum é o abate indiscriminado e o descurar com os cuidados dos exemplares mais notáveis, parece-nos urgente deixar de adiar um levantamento do nosso património arbóreo e o seu posterior recenseamento, sendo que, no caso de exemplares que o justifiquem seja pedida a sua classificação.
 
 
Por último, justifica-se que o município crie um Plano Verde, que inclua não só a cidade da Feira mas todo o território feirense e que passe a adoptar um “Manual de boas práticas em espaços naturais e jardins”.
 
 
P’lo coletivo de “Os Verdes”
 
Antero Resende
 
 
21 de Março de 2014
 
 



 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário